Aquaponia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cultivo de Pacús

Ir para baixo

Cultivo de Pacús Empty Cultivo de Pacús

Mensagem por Claudio Alfaro Ter Abr 23, 2013 12:21 pm

Pacu

O pacu Piaractus mesopotamicus é uma das espécies nativas do Brasil mais importantes para aqüicultura. Originário das Bacias dos Rios Paraná, Paraguai e Uruguai, na América do Sul (Saint-Paul 1986), o pacu ocorre desde o nordeste da Argentina até a região centro-oeste do Brasil. Em geral, sua criação é realizada em viveiros escavados nos sistemas intensivo em monocultivo ou semi-intensivo em policultivo com outras espécies onívoras. Dados sobre a criação de pacus em tanquesrede ou gaiolas são escassos (Merola & Souza 1988; Borghetti & Canzi 1993), dificultando a geração de um pacote tecnológico, como existe para a tilápia. Estima-se que o Brasil possui aproximadamente 5,3 milhões de hectares de lâmina d’água em reservatórios de usinas hidrelétricas com potencial para a criação de peixes em gaiolas, sem contar os açudes e represas em propriedades privadas. No entanto, a criação em gaiolas, onde o alimento natural é limitado ou indisponível, ração deve ser balanceada para o bom crescimento dos peixes (Schmittou 1993).
Descrição: Peixe de escamas; corpo romboidal e comprimido. A coloração é uniforme, castanho ou cinza escuro; o ventre é mais claro, amarelado quando o peixe está vivo. Os dentes são molariformes. Alcança cerca de 50cm de comprimento total.
Ecologia: Espécie onívora, com tendência a herbívora: alimenta-se de frutos/sementes, folhas, algas e, mais raramente, peixes, crustáceos e moluscos. É considerado um dos peixes mais esportivos do Pantanal, e também é muito importante comercialmente.
Claudio Alfaro
Claudio Alfaro

Mensagens : 19
Data de inscrição : 05/04/2013
Localização : São Paulo

http://www.aquaponiaurbana.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos