Aquaponia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criando Tilápias

Ir para baixo

Criando Tilápias Empty Criando Tilápias

Mensagem por Admin Sex Abr 05, 2013 12:27 pm

No egito antigo, as tilapias eram vists como simbolo de fertilidade e renovação, possivelmente devido a sua resiliência, fertilidade e o hábito das fêmeas de protegerem seus ovos dentro da boca até a eclosão.
As tilápias são sem dúvida o peixe mais cultivdo no mundo. De sua origem no Egito foi introduzida no Japão, Russia, India, Europa, América Latina, América do Sul e Estados Unidos. Por serem fáceis de procriar e tolerarem uma alta variação na qualidade da agua, podem ser criadas quase em qualquer corpo d’agua.
Tilápias são excelentes, fáceis de cuidar, muito resistentes, gosta de água quente e suporta baixa oxigenação. Colhe-se entre 9 a 12 meses com 700g ou mais.
Tilápias comem ração, plantas e lentilha-d’agua. Não acumulam metais pesados em seu corpo, diferentemente das espécies carnívoras. A quantidade de peixes no tanque é determinada pelos níveis de amônia, comida e oxigênio.
As tilapias crescem de juvenis ao tamanho de consume entre 8 e 12 meses.
Distinguindo o sexo


O problema com a tilápia
Tilápias tornam-se maduras aos 3-4 meses de idade, pondo de 50 a 700 ovos. Este rápido desenvolvimento sexual tornou-se o principal problema relacionado ao cultivo de tilápias ao redor do mundo. Uma população de tilápias em um lago pode se reproduzir tão rápido, que a presença de milhares de alevinos e juvenis rapidamente disputarão a comida e a densidade da população.
A indústria de aquicultura moderna tem combatido, em sistemas pequenos as tilápias são criados até o tamanho em que se podem distinguir as fêmeas dos machos então estas serão selecionadas, ou seja todos os peixes são analisados e as fêmeas descartadas ou colocadas em tanques específicos para reprodução. Obviamente é bastante ineficaz já que todos os peixes precisam ser criados até a idade madura, até mesmo algumas fêmeas que escaparam da análise irão reproduzir-se.
Em sistemas menores a manutenção da densidade pode significar autossuficiência em adquirir peixes de outros piscicultores.

Necessidades
Oxigênio – tilápias podem sobreviver a níveis de oxigênio dissolvido tão baixos a 0,5ppm, quanto mais D.O. mais rápido será o crescimento.
Amônia – podem tolerar altos níveis de amônia por períodos de tempo bastante significativos. Um vigor reduzido ocorrerá quando a amônia tóxica atingir 0,05ppm por longos períodos de tempo.
Temperatura – idealmente de 26º a 30º.
Resistência – são muito resistentes a doenças e parasitas e se dão bem em qualidade pobre de água. Contudo, se submetidas por longos períodos a baixa qualidade de água poderão desenvolver doenças e lento crescimento.
Alimentação – rações comerciais são importantes para um crescimento acelerado.Tilápias podem comer algas e folhas verdes, minhocas e bigatos.
Disponibilidade – Existem diversas espécies de tilápias e uma extensa lista de empresas de piscicultura aptas a comercializar alevinos e juvenis de qualidade.

Admin
Admin

Mensagens : 11
Data de inscrição : 09/03/2013
Localização : Tatuapé - SP

https://aquaponia.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos